O xilitol

O xilitol é um adoçante natural que é adicionado a uma ampla gama de produtos para proteger os dentes contra cavidades e como substituto do açúcar.

Você sabia que o encontramos no casco das árvores e das plantas? Além disso, em algumas frutas e vegetais, como ameixas, morangos e couve-flor. Além disso, nosso corpo produz xilitol, embora em quantidades muito pequenas.

O xilitol pode parecer açúcar, uma vez que tem um gosto semelhante. A diferença entre esses dois edulcorantes naturais é que o xilitol não causa cárie dentária, ao contrário do açúcar, por isso não prejudica os dentes. Vários estudos demonstraram que o xilitol, em certas concentrações, pode ajudar a evitar que as bactérias se agarrem aos nossos dentes e a formação de cavidades. Também é um substituto seguro para o açúcar para diabéticos.

O xilitol é um edulcorante natural derivado da fibra das plantas e não é metabolizado pelas bactérias que produzem decaimento, por isso nos ajuda a manter o pH da boca neutro. Por esta razão, o xilitol é um dos edulcorantes naturais mais utilizados em gomas e doces isentas de açúcar. E também está presente em muitas pastas dentífricas e enxaguamentos na boca!

O uso de goma de mascar, de preferência com xilitol, pode ser eficaz no combate ao mau hálito. Mastigar gengivas sem açúcar pode ser bom para os dentes. As gomas de mascar que contêm xilitol (outro adoçante de substituição de açúcar) ajudam a aumentar a salivação e mantêm o pH da boca neutro, de modo a proteger o esmalte dos dentes. O uso de goma de mascar, de preferência xilitol, também pode ser eficaz no combate ao mau hálito. Mas é importante ter em mente que os resultados da goma de mascar não serão tão efetivos como com uma boa escovação dos dentes. Em resumo, mascar chiclete com xilitol não pode substituir a escovação diária.

Os enxaguatórios bucais são úteis e aqueles que contêm xilitol com uma concentração de pelo menos 3,3% ajudam a prevenir a cárie dentária, além de proporcionar uma agradável sensação de frescura.

Desta forma, além de adoçar-nos, o xilitol também protege nossos dentes contra cavidades e os torna mais saudáveis. Então você pode usar esse tipo de adoçante sem medo de danificar seu sorriso.

Previous Entries O que são termogênicos e como eles influenciam seu corpo?